galeria

            A galeria é o espaço de apresentação e comercialização das últimas produções de artistas e coletivos com criação autoral. Com obras exclusivas e originais, o objetivo é a visibilidade e circulação dos projetos artísticos selecionados pela curadoria da casa. Novas exposições são inauguradas regularmente, nesse espaço que propicia a imersão no universo conceitual de cada mostra.

Aqui você pode acompanhar as exposições e eventos do espaço da galeria, a mostra em cartaz, a programação do ano e rever as exposições que passaram pela casa. 

próxima exposição

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

A Casa Musgo em parceria com o Estúdio Hybrido, tem o prazer de apresentar uma mostra de gravuras da artista gaúcha Circe Saldanha (1930 – 2007).

A artista pesquisava e produzia suas gravuras conectando referências da flora local, geografia e a história dos povos originários da América Latina. Fazia uso de madeiras de topo, e da mesma árvore criava a imagem do fruto ou semente. Transformando elementos da natureza obtinha a fibra, e dela produzia o papel que usaria como suporte para a impressão. Elaborava e produzia a gravura do início ao fim, e neste processo experimentava cores, sobreposições e transparências. Por fim, dava um nome de origem Guarani ou fazia alguma alusão à cultura regional nos títulos de suas obras.

Circe possui uma ampla produção nas mais variadas técnicas, fruto de mais de meio século de trabalho e pesquisa. Nossa intenção com esta mostra é propiciar ao público a descoberta da artista e tentar despertar o interesse das instituições culturais locais em promover mais eventos para a exibição de seu legado, a fim de que se faça reconhecer seu valor e sua importância em nossa cultura nacional.

Circe Saldanha como artista visionária que foi, entendia que a pesquisa sobre os povos originários e a natureza nativa, influenciavam diretamente na ideia de Ecologia que vinha estudando com afinco, e na sua poética naturalista e existencialista colocava em prática a arte que imprime nosso futuro.

A exposição “Circe Futura” apresenta xilogravuras impressas em papéis artesanais e suas matrizes de topo, e ainda material audiovisual da artista falando sobre algumas de suas obras. No período da exposição haverá uma agenda de encontros presenciais com convidados, aberto ao público, para debatermos assuntos relacionados à mostra.

 

Circe Saldanha (1930 - 2007)
Artista plástica natural do Alegrete - RS, professora, museóloga e pesquisadora da arte e da natureza em seu todo. Teve sua formação em desenho, pintura, xilogravura, calcografia, litografia e papel artesanal, em instituições do RS como o Instituto de Belas Artes, a Escola de Artes da UFRGS, o Atelier Livre da Prefeitura, e o MARGS.
Foi uma das fundadoras do Núcleo de Gravura do RS, participante de inúmeras exposições por todo o estado do RS, pelo Brasil e no exterior, assim como também é criadora do logotipo do núcleo.
Trabalhou no MARGS no Núcleo de Documentação e Pesquisa e foi uma das fundadoras da AAMARGS. Lá, realizou exposições coletivas, cursos e a impressão de cartazes de exposições e eventos que aconteciam no museu.
De forma sempre intensa, realizou inúmeros projetos de inclusão social, como feiras e oficinas em praças públicas e também no Atelier Livre da Prefeitura, na Associação Chico lisboa e no Museu do Trabalho, todos eram como a extensão de seu próprio atelier e universo de seu fazer artístico. Foi ativa em sua produção até seu último ano de vida.

O tempo não desfaz o sentimento,
só reforça o valor que permanece em cada linha de sua história,
e em cada detalhe de sua Obra.
No rico universo de minha mãe, parcerias e trocas fizeram parte da história, e me possibilitaram a socialização de sua trajetória, impressa nessa mostra.

Cris Saldanha

"Circe Futura"
A artista na busca de suas origens, com rigorosa liberdade na técnica da gravura, usava da árvore a matriz, fazia brotar o desenho da fruta, o carimbo da seiva, o relevo da folha e o papel da fibra. Circe acompanhava o desenvolver da natureza e investigava na língua do povo originário a matriz do tempo e buscava a impressão de um possível futuro em seu papel no mundo.
Marcelo Monteiro, curador.

Casa Musgo
A Casa Musgo é um espaço de múltiplas atividades relacionadas à produção artística e cultural. Busca integrar pessoas e difundir conteúdos autorais, promovendo exposições, eventos, performances, cursos, oficinas e palestras. A casa é composta por uma galeria, um atelier, uma sala para oficinas e pela loja da musgo. Está localizada junto ao Parque da Redenção.

O que: Exposição CIRCE FUTURA, de Circe Saldanha.
Quando:
Abertura 12/03/2020 às 18H.
Visitação de 13/03 até 30/04.
Quarta a sexta das 14h às 18h.
Sábado e domingo das 10h às 18h.
Onde:
Casa Musgo
Rua Vieira de Castro, 80 - Porto Alegre/RS

Evento aberto ao público com entrada franca e sem restrições de idade.

exposições anteriores

Sobre

  • White Instagram Icon
  • Facebook Clean

Tel. 3279-4668 - Vieira de Castro, 80 - Porto Alegre

Aberto de Ter. a Sex. das  14h às 18h / Sab. e Dom. das 10h às 18h

Ab