Desenhos da natureza: a construção do olhar

O que: Desenhos da natureza: a construção do olhar

Com quem: Claudia Hamerski

Onde: Casa Musgo - Rua Vieira de Castro, 80

Quando: 23/10 a 13/11 das 14h às 17h

Quanto: R$ 200

Contatos e Info: 

Casa Musgo

51 3279 4668

contatocasamusgo@gmail.com

insta: @casamusgo

Claudia Hamerski

51 99839 1919

ihclau@gmail.com

www.claudiahamerski.com

Demonstre interesse:

“O ser humano é por natureza um ser criativo. No ato de perceber, ele tenta interpretar e, nesse interpretar, já começa a criar. Não existe um momento de compreensão que não seja ao mesmo tempo criação. Isto se traduz na linguagem artística de uma maneira extraordinariamente simples, embora os conteúdos sejam complexos. ” (Fayga Ostrower. A construção do olhar. In O olhar. 1988)

 

O curso procura desenvolver a percepção e o olhar para elementos da natureza e a capacidade de representá-los através do desenho. Nesse sentido, serão propostos exercícios, com vistas à experimentação do uso da linha, exploração de texturas e uso de luz e sombra como estratégias no desenho, noções de composição, ampliação e detalhe, com foco na representação de plantas e outros elementos naturais. A artista vai compartilhar com os participantes seu modo de ver e abordar o desenho de elementos da natureza, assim como apresentar trabalhos de outros artistas que desenvolvem propostas com o mesmo tema. O objetivo é exercitar o olhar e orientar o desenvolvimento de uma abordagem do desenho particular de cada participante.

 

Não há pré-requisito de habilidades ou conhecimento da técnica, somente o interesse pelo desenho e por elementos naturais.

Idade mínima: 18 anos

CONTEÚDO DO CURSO

- Observação e coletas na natureza;

- Propostas envolvendo exercícios de desenho de plantas e outros elementos da natureza;

- Orientação e experimentação sobre o uso da linha, exploração de texturas e uso da luz e sombra como estratégias no desenho;

- Desenho de observação em studio, na natureza;

- Noções de composição, ampliação e detalhe;

- Apresentação de obras e artistas que trabalham com projetos envolvendo a natureza;

- Apreciação crítica do material.

MATERIAIS

Papel A4, papel A3, lápis grafite 6B e outros, lápis crayon, carvão, borracha maleável (limpa tipo) para desenho, borracha comum. Outros materiais poderão ser solicitados nos encontros.


SOBRE CLAUDIA HAMERSKI


Artista Visual, doutoranda em Artes Visuais, Área de concentração Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS, 2018), Mestra em Artes Visuais, Área de concentração Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS, 2014). Possui Especialização em Pedagogia da Arte (PPGEdu/UFRGS, 2012), Graduação em Artes Visuais Bacharel em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2010) e Graduação em Artes Visuais Bacharel em Desenho (UFRGS, 2006). Atualmente desenvolve sua pesquisa artística em Poéticas Visuais na linha de pesquisa Desdobramentos da imagem. Faz parte do grupo de pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea. Sua produção atual está concentrada nos processos de deslocamento pela cidade, relação entre fotografia e desenho, alteração de escalas, relações de localização e a insubordinação da paisagem ao arquitetonicamente instituído, e imbricações no processo criativo em desenho. Ministra cursos e oficinas de Artes em Centros Culturais e Universidades. Em 2018 participou da Ocupação RAREFEITA. Residência Artística de primavera do CASERO Residência, em Itatiaia, RJ e realizou a individual Entre Fissuras na Galeria de Arte Mamute em Porto Alegre, RS. 2017 foi artista convidada no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo e em 2016 recebeu os Prêmios de Destaque em Desenho e Incentivo à Produção no 10º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas com a exposição Topofilias.

CASA MUSGO

A Casa Musgo é um espaço de múltiplas atividades relacionadas a cultura e ao desenvolvimento humano. Busca integrar pessoas e difundir conteúdos autorais, promovendo exposições, eventos, performances, cursos, oficinas e palestras. A casa é composta por um atelier, uma galeria, uma sala para oficinas e pela loja do atelier. Se localizada junto ao Parque da Redenção.

INVESTIMENTO


R$ 200,00 
10 vagas


5% DE DESCONTO para pagamentos a vista na Casa Musgo.

Sobre

  • White Instagram Icon
  • Facebook Clean

Tel. 3279-4668 - Vieira de Castro, 80 - Porto Alegre

Aberto de Ter. a Sex. das  14h às 18h / Sab. e Dom. das 10h às 18h

Ab