Arte Contemporânea: Arquipélagos e Abismos

O que: Arte Contemporânea: Arquipélagos e Abismos

Com quem: Felipe Caldas

Onde: Casa Musgo - Rua Vieira de Castro, 80

Quando: 05, 12, 19 e 26 de outubro e 02 de novembro  das 9h às 12h

Quanto: R$ 420

Contatos e Info: 

Casa Musgo

51 32794668

contatocasamusgo@gmail.com

insta: @casamusgo

Felipe Caldas

felipecaldas05@yahoo.com.br

Demonstre interesse:

Esta proposta visa tratar da história e teorias da arte na contemporaneidade a partir de problemas que esta própria produção elencou nas últimas décadas. Assim, ao invés de uma abordagem “tradicional”, linear, que narra a história da arte via um processo de periodização temporal e como movimentos consecutivos, este curso pretende pensar a produção contemporânea em artes visuais a partir de problemas. Deste modo, em a cada aula nos debruçaremos a pensar a respeito de questionamentos-chave, necessários à compreensão da atual produção.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula I – A
rte contemporânea: um problema temporal ou de nomenclatura?


Aula II – O que faz que uma lata ou um urinol sejam  trabalhos de arte e não objetos quaisquer?

 

Como a participação do público e a dimensão interativa de diversas obras contemporâneas alteraram o estatuto da arte e a noção de experiência estética a partir dos anos 1960?


Aula III – Como os avanços tecnológicos e suas mídias impactaram na produção e reflexão artística, e na geração de imagens?

Aula IV – O que a arte contemporânea teria em comum com o atual modelo produtivo e sua respectiva fase capitalista?

Aula V – Qual seria o papel crítico da arte na contemporaneidade? Arte e política, política da arte, arte política, trabalhos socialmente engajados, entre outras nomenclaturas.


SOBRE FELIPE CALDAS


Felipe Bernardes Caldas. Porto Alegre/RS – 1986. Artista, professor e pesquisador. Doutor em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV, Instituto de Artes, UFRGS. Mestre em Artes Visuais; Bacharel em Artes Visuais e Licenciado em Educação Artística pela mesma universidade. Possui atuação como artista visual e já participou de inúmeras exposições coletivas em variadas instituições em território nacional. Suas pesquisas em âmbito acadêmico se voltam para o mercado e sistema artístico. Em 2014 lançou o livro Arte&Fato 30 Anos, no qual resgata a história de uma das principais galerias de arte do Rio Grande do Sul, concomitantemente a própria história do circuito artístico gaúcho.

CASA MUSGO


Na Casa Musgo, Rua Vieira de Castro, 80 - Farroupilha - POA

A Casa Musgo é um espaço de múltiplas atividades relacionadas a cultura e ao desenvolvimento humano. Busca integrar pessoas e difundir conteúdos autorais, promovendo exposições, eventos, performances, cursos, oficinas e palestras. A casa é composta por um atelier, uma galeria, uma sala para oficinas e pela loja do atelier. Se localizada junto ao Parque da Redenção.

INVESTIMENTO


R$ 420,00 (em até 3X no cartão pelo site ou no local) 

5% DE DESCONTO para pagamentos a vista na Casa Musgo.

Sobre

  • White Instagram Icon
  • Facebook Clean

Tel. 3279-4668 - Vieira de Castro, 80 - Porto Alegre

Aberto de Ter. a Sex. das  14h às 18h / Sab. e Dom. das 10h às 18h

Ab